domingo, 17 de novembro de 2013

Estudantes criam garrafa que converte água do mar em potável.


Conceito de dispositivo simples filtra a água manualmente.

Conhecida como garrafa mágica, a incrível invenção dos universitários Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, pode mudar o conceito de reaproveitamento de água do mundo.

O produto, batizado de Puri, foi idealizado para atender situações de acidentes em alto mar, como naufrágios, onde o resgate pode demorar a acontecer.

O recipiente elimina todo o sal e outras substâncias da água do mar, filtrando e a transformando em uma água pronta para beber. Com uma mecânica que facilita seu uso, a Puri pode ser utilizada por qualquer pessoa. Basta bombear a água salgada para a câmara de filtragem e após isso, obter a água doce.

Além da grande contribuição para os marinheiros, a invenção tem um potencial vasto para diversas aplicações. Como sabemos, a maior parte da superfície do nosso planeta é formada por água salgada, deixar essa água bebível, amenizaria consideravelmente a problemática da escassez de água no planeta (o que não quer dizer que devemos parar de economizar).

Os jovens coreanos da Universidade de Yonsei vem chamando a atenção da comunidade científica mundial e com seu novo protótipo, já concorrem a importantes prêmios. “Este é o único objeto que pode suprir a demanda de água potável dos envolvidos em um acidente em alto mar”, dizem os estudantes.

Assista ao vídeo sobre a invenção:



Fontes: Yanko Design , Verdade Mundial , Arquitetura Sustentável ,  Revista Exame , TecMundo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário