quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Gigantes.


Os Gigantes são criaturas mitológicas de lendas da cultura de vários países. São seres humanóides com o tamanho e a força como o próprio nome diz, muito grandes.


Nas historias, Gigantes podem ser criaturas com mais de 5 metros de altura pouca inteligência, a agir de forma violenta com os humanos, principalmente em lendas medievais e gregas, onde eles deixavam seres humanos trancados em jaulas e depois os devoravam.




Já em relatos mais recentes, os Gigantes podem ser considerados amigáveis e inteligentes.

Gigantes são citados até na Bíblia:

“ Gen. 6:04 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.”

No livro Eram “Os Deuses Astronautas?” Os Gigantes também são citados:

"Como os homens tivessem começado a multiplicar se sobre a Terra, e tivessem gerado suas filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram belas, tomaram por mulheres as que dentre elas escolheram."

(Gênese, VI, 1 a 2.)
Quem pode responder se perguntarmos quais filhos de Deus tomavam como mulheres as filhas dos homens? Pois o antigo Israel tinha um único Deus intocável.

De onde provêm os "filhos de Deus?"
"Naquele tempo havia gigantes sobre a Terra. Porque, quando os filhos de Deus se juntaram às filhas dos homens e estas lhes deram filhos, nasceram aqueles homens possantes, que tão famosos são na Antigüidade." (Gênese, VI, 4.)

Aqui surgem, de novo, os filhos de Deus, que se casam com as filhas dos homens. Aqui também, pela primeira vez, se fala em gigantes "Gigantes" aparecem, a cada momento e em todas as partes, nas mitologias do Oriente e do Ocidente, nas lendas de Tiahuanaco e nas epopéias dos esquimós. "Gigantes" são fantasmagorias presentes em quase todos os livros antigos. Portanto, devem ter existido.

Que espécie de seres foram esses "gigantes"? Teriam sido antepassados nossos, que erigiram construções colossais e que, brincando, deslocavam monólitos? Ou foram astronautas, tecnicamente experimentados, procedentes de uma outra estrela? Uma coisa é certa: a Bíblia fala em "gigantes" e os designa como "filhos de Deus", e esses "filhos de Deus" unem se às filhas dos homens e multiplicam-se.


Há também outras histórias com gigantes do Antigo Testamento, talvez o mais famoso Golias. Que lhes são atribuídos força sobre-humana e proporções físicas.


Na Mitologia Grega, os Gigantes são os filhos dos Titãs, e aparecem como vilões e também ajudantes, alguns provocavam desastres quando se enfiavam de baixo da terra, causando terremotos ou erupções de vulcões.


No folclore de toda a Europa, os Gigantes são tidos como a civilização anterior aos humanos, por que nada mais poderia explicar as grandes construções de monumentos enormes como Stonehenge ou os Moais da Ilha de Páscoa.





Contos de fadas como João e o Pé de Feijão formaram a percepção moderna sobre os Gigantes.

Lenda do Gigante de Pedra:


No Brasil, existe a lenda do Gigante de Pedra do Rio de Janeiro. Quem chega no Rio de Janeiro, pelo mar, vê que as serras que cercam a baía de Guanabara, tem a impressão que elas formam um enorme vulto de um homem deitado, percebendo-se perfeitamente a cabeça, peito e pernas.
A lenda diz que o corpo do gigante de pedra que guardava a Guanabara e por ter assassinado uma mulher foi transformado em pedra por Deus. Os pescadores contavam que o Gigante de Pedra, às vezes se levanta para passear e para isso, chama as nuvens e cobre os morros para ninguém notar sua ausência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário