quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mistério em Cárpatos.



Cárpatos são montanhas que formam a ala oriental daEuropa, com fronteiras da RomêniaUcrânia,PolôniaSérviaHungria Eslováquia.


Existem muitas lendas e contos sobre as criaturas místicas européias que envolvem os Cárpatos, na parte Ucraniana, encontra-se a aldeia Mykulychyn, onde os seres encantados predominam. Dentre varias historias, vamos conhecer uma sobre um velho que possuía um violino famoso, morando sozinho em uma casa camponesa antiga afastada da civilização, que ficava no topo de uma colina. Ninguém sabia quantos anos ele tinha, sabia-se que era muito antigo, e parecia estar vivo desde os tempos da era clássica, dificilmente falava com alguém. As pessoas contavam que havia uma Domovyk, uma espécie de duende bem pequena que vivia dentro do velho violino. Tal instrumento sempre se encontrava em uma prateleira perto da porta, não era encostado, muito menos tocado, o velho também não sabia tocar o instrumento.



Uma vez, um professor local que tinha ouvido muitas historias locais sobre o tão caro e mágico instrumento, e pediu para que o senhor lhe vendesse o violino, levando um não como resposta, insistiu muito, ate que o velho se irritou e resolveu vender, mas disse: “Tudo bem, você tê-lo, mas não vai poder tocá-lo de qualquer maneira, e a primeira coisa que você fará amanha é trazê-lo de volta”. 



O professor apenas riu, colocou o dinheiro na mesa e saiu com o violino, chegando em casa, mostrou vangloriosamente o violino para esposa e filhos, que celebraram a compra do instrumento com um jantar delicioso, depois da refeição, satisfeito, o professor pegou o violino para tocar, mas de repente, quando encostou nas cordas com o arco, o violino saltou de suas mãos e começou a voar ao redor da sala, enlouquecendo e tocando musicas caoticamente, as crianças se assustaram e se esconderam embaixo da mesa, e o homem com sua esposa em pânico, tentou pegar o instrumento que ainda continuava voando derrubando tudo o que estava pela sua frente, passou a noite toda assim, até que o dia amanheceu e os galos começaram a cantar, nisso, o violino caiu no chão e parou de tocar.



Desesperado, o professor pegou o violino e correu como nunca tinha corrido antes para levar o violino ao velho, chegou a casa, estava vazia, o velho estaria pelos bosques dos Cárpatos, ele jogou o violino em cima da mesa e voltou para casa apressado, se lembrando das palavras que tinha ouvido ao comprar o violino no dia anterior.


Quando as pessoas da aldeia ouviram falar do ocorrido, ficaram tensas e algumas delas foram até o velho perguntar sobre os poderes de Domovyk, perguntando se era um ser maligno, e se ele não tinha medo de viver em baixo do mesmo teto que um ser mágico. “Por que eu deveria ter medo, ele não me incomoda, nem nunca incomodou, vive deitado naquela prateleira desde que me lembro, quando me bisavô o deixou para meu avô, que deixou para meu pai, e agora está comigo”.


Esta é uma das historias envolventes sobre as misteriosas montanhas Cárpatos, principalmente na parte Ucraniana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário