quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mudança polar no Sol


 O SOL JÁ COMEÇOU A VIRAR SEU PÓLO!
Cientistas advertem que o campo magnético solar está prestes a ser revertido e os efeitos do fenômeno serão sentidos na Terra, afetando as redes de energia e sistemas de comunicação.

De acordo com pesquisadores do Observatório Solar Wilcox na Universidade de Stanford, EUA, a mudança de polaridade do Sol, que já está em processo, irá afetar todo o sistema solar, incluindo a heliosfera, a região do espaço onde o campo magnético do Sol exerce sua influência, que interage com o campo magnético do nosso planeta, informa a NASA para o portal Ciência.

As mais notáveis manifestações desta interação na Terra serão as falhas dos sistemas eletrônicos terrestres, tais como redes de distribuição de energia e satélites de GPS e ao aparecimento de auroras nos céus das altas latitudes.
Astrofísicos Stanford, que monitoram o campo magnético solar desde 1975, determinou que, atualmente, o Sol está em seu pico de atividade, e que se manifesta pelo aumento das manchas e erupções solares. Como corpo celeste elevado a atividade, por sua vez, é caracterizada por um processo de transição abrupta dos hemisférios solares.

De acordo com os registros mais completos e detalhados das mudanças diárias no campo magnético do Sol, feitas em Observação Wilcox, o hemisfério Norte se transformou no final de agosto deste verão e do hemisfério sul deveria ser invertido em num futuro próximo.

Tempestade

Na semana retrasada, uma enorme tempestade solar atingiu a Terra como relatado pela NASA após o dia 05 de novembro de 2013 a Sun expelir uma grande quantidade X chama, a maior que existe medida pelo NOAA cujas consequências serão sentidas em Nos próximos dias e pode danificar rádio e comunicação via satélite.

O Centro da Agência Espacial Oceanográfica e Atmosférica, NOAA, dos Estados Unidos, com seus satélites detectaram uma grande explosão ejetado do Sol em 5 de novembro que se classificou X3.3 magnitude de onda. As tempestades solares são medidas por magnitudes de onda (C, M, X), onde X é maior. Além da sua intensidade é medida em números de 1 a 9 sendo este último o mais forte,  a tempestade solar na terça-feira foi uma das maiores que ocorreu nos últimos meses.

Embora a explosão solar foi tenha sido curta, apenas cerca de 10 segundos, os seus efeitos foram observados em alguns dos satélites de rádio e de comunicação da Terra e, apesar de não deixar problemas graves, certamente, nos últimos dias, em várias partes do mundo existem problemas de interferência com GPS e outras comunicações por satélite.

Em outubro de 2013, o sol estava em uma fase de atividade moderada, embora durante a semana passada tem vindo a aumentar de intensidade e NASA alertou para aumento da radiação ultravioleta. Durante todo o dia de ontem a atividade do sol era em M2 e que pode aumentar nas próximas semanas ou meses, como está cada vez mais próximo o máximo solar, que será cumprido quando o sol produzir a mudança da polaridade que é esperado e ocorre como previsto a cada 11 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário