segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Terremoto em região inesperada.

Forte terremoto atingiu o Atlântico Sul

Forte terremoto atinge  o extremo do Atlântico sul: USGS

 

 O Mar de Scotia em Azul
 
WASHINGTON: Um poderoso terremoto submarino de magnitude 7,8 atingiu o Mar de Scotia, uma região remota no extremo sul do Atlântico perto da Antártica, os monitores do terremoto dos EUA informaram no domingo.

O tremor ocorreu às 0904 GMT no oceano cerca de 893 quilômetros (550 milhas) a sudoeste de Grytviken, Geórgia do Sul e 1.140 quilômetros (710 milhas) a sudeste de Ushuaia, Argentina, segundo o Serviço Geológico dos EUA, que monitora terremotos em todo o mundo.
O epicentro foi a uma profundidade de 10 km (6,2 milhas), e foi próximo ao de um terremoto submarino de magnitude 6,8 que o USGS registrado no Mar de Scotia cerca de 30 horas antes.
O terremoto ocorreu na fronteira entre a placa tectônica da Antártica e o Mar da placa Scotia, disse Randy Baldwin geofísico do Centro Nacional de Informação sobre Terremotos em Golden, Colorado.
"Eles estão deslizando uma outra na horizontal, não é uma zona de subducção", Baldwin disse à AFP. "Haverá réplicas provavelmente por semanas."
Não houve alerta de tsunami já que não havia movimentos verticais no fundo do mar, como ocorre em um terremoto de subducção, quando algo move placas tectônicas sob outra, Baldwin disse.
  No entanto, apesar da enorme energia liberada a área é tão remota que não existe pouco ou nenhum impacto para os seres humanos, disse ele.
  "Você não poderia escolher uma área mais remota para um terremoto", disse ele. -- AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário